Qual a diferença de dedetização e detetização?

Não sabe a diferença entre Dedetizar ou detetizar? Fique tranquilo, nós também passamos por isso e hoje vamos te ensinar.

Um dos dois termos combatem as pragas e infestações de insetos e aracnídeos. Saiba qual é a diferença entre os dois e a importância de se combater o problema corretamente.

Significado dos termos, dedetizar e detetizar

A dedetização diz respeito ao combate e controle de pragas que infestam residências, empresas e terrenos baldios.

As pragas podem aparecer em qualquer lugar: nos rejuntes dos pisos, nas tomadas das paredes, em entulhos, lixos, e etc. É preciso observar quais são e de onde elas estão saindo, para então tomar as devidas providencias.

O termo dedetizar é originado da palavra dedetização, dedetizadoraonline.com, sendo também uma analogia do produto Dicloro-Difenil-Tricloretano (DDT), utilizado como pesticida na Segunda Guerra Mundial. A forma correta de falar então é dedetizar, e não detetizar – esse último termo não é encontrado nos dicionários mais atuais.

A dedetização correta das pragas em residências e empresas pode ser feita por uma empresa profissional, de preferência as que têm boas referências no mercado e experiência com esse tipo de serviço.

Como dedetizar baratas em casa

Se a infestação em uma residência for somente de baratas, pode-se acionar uma empresa especializada ou tentar acabar com o problema de forma caseira. Veja alguns exemplos:

1-Mistura de farinha de trigo, gesso e açúcar: você precisará de 100 gramas de cada um desses ingredientes. Misture-os em uma embalagem descartável, de preferência em tampas de garrafas pet. Agora coloque-as dentro dos armários, embaixo do fogão, da geladeira, ou onde as baratas encontrarão facilmente.

O cheiro e o gosto dessa mistura atrairão as baratas, e acabará com elas em poucos dias.

2-Mistura de açúcar, ácido bórico e queijo ralado: você vai precisar de 150 gramas de açúcar, a mesma medida para o queijo ralado, farinha de trigo e cebola ralada; 200 gramas de ácido bórico.

Misture todos os ingredientes até formar uma massa. Despeje em tampinhas de garrafas pet. Coloque-as nos lugares estratégicos onde as baratas aparecem.

Cuidados

Essas misturas não devem ser deixadas expostas ao alcance de crianças ou animais pragas e de estimação.

Seja qual for a dedetização aplicada na residência, é necessário deixar o produto agir corretamente a fim de eliminar as pragas de maneira eficaz.

Como combater as traças

As traças são larvas das mariposas, mas nessa fase elas são consideradas pragas. Podemos encontrá-las em armários, no meio das roupas, livros e tudo o que tem amido.

– As traças botam ovos invisíveis a olho nu. Por isso, é preciso lavar bem as roupas que estão guardadas a muito tempo.

– Pode-se usar 250 ml de vinagre branco e 250 ml de água embebido com um pano limpo nos armários e guarda-roupas, para acabar com as traças.

– Retire todas as roupas dos armários e deixe-as tomando sol por pelo menos 30 minutos. O sol já é um antifúngico e eliminador de bactérias natural.

– Higienize todos os cômodos da casa, eliminando o excesso de pó – de preferência com um aspirador.

– Faça uma higienização nos livros e papéis guardados.

Para cada tipo de praga, há um remédio ou veneno específico para elas.